Nortea Pará completa um ano de atividades

Nortea Pará completa um ano de atividades

17/03/2023 Off Por Mozart Lira

Há um ano, no dia 17 de março, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) lançava o programa “Nortea Pará”, com o objetivo de apoiar a inserção de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho.

Desenvolvido pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), o Nortea Pará formou 60 servidores públicos, entre profissionais de Recursos Humanos, gestores e técnicos, para serem replicadores da inclusão, colaborando para que jovens e adultos com TEA tenham protagonismo social, autonomia e possam desenvolver suas potencialidades profissionais.

As atividades de formação aconteceram entre abril e junho do ano passado, totalizando carga horária de 65 horas de formação, divididas em aulas expositivas interativas à distância, estudos dirigidos, produção e aplicação de plano de ação pautado em medidas inclusivas e mentorias, em que foram discutidas as propostas e aplicabilidades dos planos de ação.

A assessora de Políticas para o Autismo, Paloma Mendes, explica que, como resultado na formação continuada, foi solicitado pela equipe organizadora do projeto que os cursistas de 11 municípios do Estado (Belém, Santarém, Marabá, Castanhal, Breves, Parauapebas, Altamira, Bragança, Barcarena, Abaetetuba e Tucuruí) pudessem desenvolver ações relacionadas ao projeto em seus locais de trabalho.

“Os produtos da formação consistiram no desenvolvimento de cartilhas educativas, propostas de aberturas de vagas para pessoas com autismo nas instituições, solicitações de mudanças de regimento interno para incluir efetivamente esse público, propostas de adequação em exames admissionais, palestras informativas, dentre outros”, explica.

Uma outra culminância do projeto ocorreu no início de julho de 2022, com a realização do workshop virtual Nortea Pará – uma capacitação gratuita para a comunidade em geral, no qual, além de apresentar a sociedade paraense os novos multiplicadores da inclusão, houve também a participação de mais de 900 inscritos.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, lembra que o Nortea Pará faz parte de uma série de ações da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, lançada há três anos pelo governo do Estado. “Promoveu conhecimento, transformação e valorização da pessoa com TEA como agente transformador no mercado de trabalho, por meio da qualificação de servidores que atuaram para que isso ocorresse”, ressalta.

Foto: Pedro Guerreiro (Agência Pará).