Poli Lago de Tucuruí garante atendimento especializado no sudeste do Pará

Poli Lago de Tucuruí garante atendimento especializado no sudeste do Pará

15/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Ao longo do ano, foram mais de 350 mil atendimentos gratuitos pelo SUS

A Policlínica Lago de Tucuruí tem impactado positivamente a vida de moradores da região sudeste paraense. A família de Maria Helena Bezerra já tinha dado como certa a mudança da cidade de Tucuruí. Paciente renal crônica, ela iria para um município com suporte em hemodiálise. Mas, com a implantação da Policlínica e dos atendimentos em nefrologia, no município, os planos foram suspensos. “Decidimos ficar para que eu pudesse ser atendida por aqui. Estou adorando, atendimento bom e equipe ótima”, disse Maria Helena.

Quem também está sendo beneficiada com o atendimento da unidade é a filha de Raimundo Pereira da Silva. Ele acompanha regulamente Judite de Souza Pereira, de 29 anos, às consultas com o neurologista da Policlínica. Desde os 9 anos, Judite sente dores na cabeça e espera por um diagnóstico. “Já tivemos quatro consultas aqui e o médico segue avaliando e investigando, fazendo exames. O atendimento aqui é bom”, afirma o pai da paciente.

Os números impressionam. A unidade atingiu a marca 354.032 atendimentos realizados de janeiro até o dia 10 desse mês, distribuídos em 39.769 consultas médicas, 12.060 consultas não médicas, 210.119 exames de imagem, 17.362 usuários atendidos pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea), 6.320 sessões de hemodiálise e 68.186 atendimentos da equipe multiprofissional aos pacientes que realizam a terapia, além 216 pequenas cirurgias.

Assistência – A Policlínica se destaca como um modelo de atendimento de saúde público, oferecendo uma gama abrangente de serviços médicos e não médicos, abrangendo 33 especialidades ambulatoriais e diversas outras áreas de atendimento, todos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as especialidades médicas, destacam-se cardiologia geral, neurocirurgia, ginecologia, dermatologia, psiquiatria, ortopedia, entre outras.

Além das especialidades médicas, a unidade conta com profissionais não médicos, como assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e mais, ampliando a oferta de serviços e garantindo uma abordagem integral à saúde.

Os atendimentos especializados do Natea e da hemodiálise desempenham um papel crucial na vida dos pacientes que necessitam de tratamento e acompanhamento multiprofissional na região.

“Temos um compromisso com a saúde pública dessa região, por isso prezamos pela eficiência, acessibilidade e qualidade, proporcionando atendimento integral e gratuito a todos os cidadãos, fortalecendo a importância do SUS na promoção da saúde e bem-estar da população paraense”, ponderou o diretor-executivo da unidade, Francisco Amud.

Como obter os serviços
Para ter acesso aos serviços da Policlínica, é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na atenção primária de saúde, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços, priorizando aqueles que mais necessitam.

Serviço – A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ascom/Poli Tucuruí

Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará