Policlínica Lago de Tucuruí fortalece com a população diálogo sobre autismo

01/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo da programação especial é contribuir para a redução da discriminação e do preconceito que cercam pessoas com TEA

Dinâmica, exposição, brincadeiras e muita informação sobre autismo foram as estratégias adotadas pela Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, para estreitar os laços com a comunidade do entorno. Neste sábado (1° de abril), a unidade abriu as portas e esclareceu dúvidas sobre o tema.

O evento, alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo – 02 de Abril, contou com a participação das equipes administrativas e assistenciais, que apresentaram o funcionamento do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espetro do Autismo (Natea) da Policlínica.

Profissionais esclareceram dúvidas sobre autismo

Alunos do curso de Psicologia que atuam na unidade fizeram na recepção uma dinâmica para esclarecer dúvidas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), esclarecendo mitos e verdades,  para reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno.

Também fizeram parte da iniciativa a distribuição de material informativo, roda de conversa com psicólogos, psicopedagogos e médicos psiquiatras, exposição de peças produzidas pelos usuários do Natea e circuito de brincadeiras, com profissionais de Educação Física.

Trabalhos de usuários atendidos no Natea Lago de Tucuruí

Desafios – Para a autônoma Gabrielle Brito, 25 anos, mãe de uma criança com TEA, a falta de empatia é uma barreira que precisa ser quebrada todos os dias. “A minha principal dificuldade e desafio com a minha filha autista, de 03 anos, é a questão da socialização. Ela vive no mundinho dela e tem dificuldade de brincar com outras crianças. No início era mais. Hoje em dia eu percebo que ela já quer, e a maioria das crianças ignora ela”, contou.

Gabrielle ressaltou que esse era seu medo com relação à filha. “Quando a levo para brincar no parquinho, percebo essa aproximação dela e a rejeição das outras crianças. Essa questão social é o meu maior receio. Fico pensando quando eu não estiver perto para poder proteger ou brincar com ela quando outra criança não quiser fazer isso”, relatou.

Superação – A pescadora Maria Alice Machado, 53 anos, compartilha do mesmo sentimento em relação ao neto Mateus. “As pessoas não viam isso como uma condição, mas como uma criação errada dele. Devido a uma situação que ocorreu pelo seu comportamento, discuti com uma mulher e me fechei. Disse que não ia mais a nenhum lugar com ele. Mas hoje, depois das terapias no Natea, eu levo o meu neto a qualquer lugar, que ele se comporta. Ele melhorou muito”, enfatizou.

Maria Alice disse que o serviço ofertado pela unidade é eficaz e de qualidade. “Ele desenvolveu muito. Hoje, ele já come sentado, deixa o prato na pia e começou a escrever. Antes, não conseguia ficar em ambiente fechado, e isso fazia com que ele ficasse só em casa. Aqui o trabalho é muito bom”, afirmou.

A psicóloga e supervisora técnica da Policlínica Lago de Tucuruí, Roberta Pompeu, destacou que TEA é um distúrbio do “neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, e padrões de comportamentos”.

Autistas têm acesso a diversas formas de terapia

Estrutura – O Natea é um serviço especializado semi-intensivo, que conta com a atuação de uma pesquisa multiprofissional para avaliação e intervenção em crianças e adolescentes diagnosticados ou com suspeita de TEA.

“Hoje contamos com cerca de 50 pacientes fixos, e estamos com a projeção para receber mais 50 até junho deste ano. Já começamos novamente a chamada da lista de espera”, antecipou a diretora executiva da Poli Lago de Tucuruí, Louhanna Silva.

Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade do Governo do Pará, administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí.

Texto: Ascom/Policlínica Lago de Tucuruí