Policlínica Metropolitana atende apenas com agendamento de consultas e exames

Policlínica Metropolitana atende apenas com agendamento de consultas e exames

04/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Policlínica Metropolitana, em Belém

Com o fluxo de atendimento de 800 pacientes por dia, a Policlínica Metropolitana, em Belém, atende apenas demandas exclusivamente agendadas, com dia e hora marcados. A unidade do Governo do Pará, estratégica em diagnósticos de média e alta complexidade, oferece à população mais de 20 especialidades médicas e não médicas, além de exames de imagem e de laboratório de análises clínicas.

A Poli mantém as marcações de serviços, por canais digitais ou por meio da central telefônica, evitando, assim, o deslocamento do paciente até a unidade. Com um fluxo de marcação que preza pela comodidade dos seus usuários, a Policlínica Metropolitana não faz atendimentos no regime porta aberta (quando a pessoa chega sem nenhum encaminhamento).

Os serviços de especialidades são exclusivamente referenciados pelas unidades de Atenção Básica em Saúde, inseridas no Sistema Nacional de Regulação (SisReg). Desta forma, o atendimento da Policlínica é automaticamente agendado pela própria instituição de origem. Após o diagnóstico, em casos complexos, os usuários são direcionados aos hospitais de referência da rede para a continuidade do tratamento.

“Quando um médico da Poli identifica a necessidade da avaliação de outro especialista, ou de exames específicos, estes são marcados pela própria unidade. Caso a agenda não seja compatível para o mês corrente, a Policlínica se responsabiliza pela marcação do serviço e retorna ao paciente, por contato telefônico, informando o dia e a hora para comparecer ao exame e/ou à consulta”, detalha Liliam Gomes, diretora executiva da Poli Metropolitana.

Os exames com maior demanda são os indicados pelo clínico geral ou cardiologista, como eletrocardiograma, Raio X de tórax, ecocardiograma, M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), holter e ultrassonografias.

Programas – A marcação de exames e consultas destinados aos Programas Triagem Pós-Covid (Adulto e Infantil), Pré-Operatório Rápido e o retorno dos pacientes remanescentes da própria unidade, são os serviços recebidos pela Central de Relacionamentos. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 h.

No total, 14 pessoas trabalham no atendimento, com revezamento em dois turnos. “O agendamento espontâneo, via central de atendimento, é para os nossos programas. Ele é feito através do número do whatsApp (91) 98521-5110 ou por e-mail. A equipe faz o agendamento em até 24 h pelo WhatsApp e em 48 h pelo e-mail, com as devidas orientações sobre o dia e horário da consulta”, reforça a gestora da unidade.

O atendimento é feito com agendamento para maior comodidade dos usuários

Orientação – O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, ressalta que o perfil de atendimento da unidade garante de forma resolutiva e cômoda o agendamento de exames e consultas, sem que a pessoa precise sair de casa. “Por se tratar de um centro de diagnóstico de média complexidade, os atendimentos de especialidades na Policlínica não são demanda espontânea. O paciente que for regulado pelo Sisreg tem dia e hora marcados para comparecer à unidade”, acrescenta o secretário.

Rômulo Rodovalho também explicou que “os usuários que fazem parte do atendimento interno da Poli – pacientes de retorno e interconsultas – também têm o agendamento através da central de call center ou por meios eletrônicos (e-mail). A regra também é válida aos atendimentos espontâneos voltados aos programas peculiares à unidade”, reitera o secretário, frisando ainda que “alertamos a população que não é necessário ir até a unidade apenas para o agendamento de consultas ou para qualquer outro procedimento sem agendamento prévio”.

Serviço: Agendamento: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

Pelo WhatsApp a marcação é eletrônica. A ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado.

Exemplo:

– Digite 1: Se já é paciente da Policlínica e deseja agendar ou reagendar exames e/ou consultas.

– Digite 2: Se ainda não é paciente da Policlínica ou deseja informações de agendamentos para os programas Pré-Operatório Rápido e Pós-Covid.

– Digite 3: Para saber qual preparo é necessário para realizar seu exame.

– Digite 4: Se quer saber sobre resultados de exames realizados.

Documentos necessários para agendamento:

– RG (frente e verso); documento equivalente ou certidão de nascimento;

– CPF do paciente

– Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde)

– Comprovante de residência atualizado

– Número para contato

Para agendamento de pacientes menores de idade são necessários, também, documentos do responsável: RG ou documento equivalente com foto, e CPF.

Endereço da Policlínica: Avenida Almirante Barroso, s/n, esquina com a Avenida Dr. Freitas, bairro do Marco, Belém.

Texto: Roberta Paraense/Poli Metropolitana

Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará