Projeto do Hospital Geral de Tailândia oferece acolhimento espiritual aos pacientes

Projeto do Hospital Geral de Tailândia oferece acolhimento espiritual aos pacientes

11/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O projeto leva aos pacientes internados na Clínica Médica palavras de fé e celebrações religiosas

Reduzir o nível de estresse e aumentar a frequência de sensações positivas, que melhoram o humor e fortalecem a fé e a esperança, são alguns dos objetivos do Projeto de Assistência Religiosa Espiritual, desenvolvido no Hospital Geral de Tailândia (HGT) pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O projeto leva aos pacientes internados na Clínica Médica palavras de fé e celebrações religiosas, com o uso da tecnologia, por meio de tablets ou notebooks.

No período de 5 a 11 deste mês, seis pacientes internados foram beneficiados com pelas celebrações. Sem a companhia da esposa, que está grávida, Nailson Carvalho da Silva, 32 anos, aceitou ouvir a palavra de conforto espiritual. “Eu estava precisando, me sentindo sozinho. Minha esposa está grávida e não pode me acompanhar. Ainda ontem estava pensando que precisava me aproximar mais de Deus e, de repente, vocês apareceram e tudo se realizou. Obrigado!”, disse o paciente, que reside no bairro Jardim Primavera, em Tailândia.

De acordo com a coordenadora do GTH, pedagoga Elizabet Gomes, a visita virtual religiosa é um opção do usuário. “Estudos científicos mostram que trabalhar a espiritualidade no ambiente hospitalar reduz a probabilidade de distúrbios emocionais, como depressão e transtorno de ansiedade. A ação contribui para a autoestima, que acaba impactando positivamente na melhora clínica, em alguns casos”, disse a coordenadora, acrescentando que há estudos comprovando que a influência da religiosidade/espiritualidade é um possível fator de prevenção ao desenvolvimento de doenças. “Nosso público-alvo é de pacientes internados estáveis, em condições de receber visitas”, informou.

Acolhimento – De acordo com Elizabet Gomes, a missão assistencial promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização sempre esteve vinculada ao propósito de acolhimento, exercido também pelo apoio espiritual a pacientes e familiares.

Antes da pandemia de Covid-19, a unidade hospitalar desenvolvia o projeto de Capelania, proporcionando visita presencial de grupos de diversas religiões, visando ao fortalecimento espiritual, de acordo com a opção de cada um.

“A fé é comprovadamente um ponto importante no processo da cura de enfermidades. Seus efeitos vão além do desenvolvimento de otimismo e esperança frente ao desafio. A fé pode até influenciar na quantidade de medicamentos usados em um tratamento”, destacou a pedagoga, ressaltando a importância do retorno desse momento espiritual, só que agora de forma virtual.

A ação contou com o apoio da coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Patrícia Manfredi; da madrinha do projeto, Aladmilla Silva de Freitas, e da enfermeira, Maiza da Silva Soares.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Vera Rojas/HGT
Foto: Divulgação