Regional da Transamazônica ressalta importância da presença da família na internação de bebês prematuros

19 de novembro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

A campanha Novembro Roxo é realizada anualmente para sensibilizar e chamar a atenção para a prematuridade. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 12% dos nascimentos no Brasil são de bebês prematuros, o equivalente a cerca de 340 mil crianças que nascem antes das 37 semanas de gestação.

Com o tema “separação zero”, o Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, aderiu à campanha e alerta sobre a importância da presença da mãe no acompanhamento do bebê internado na unidade de saúde.

De acordo com a enfermeira neonatal, Cleidivânia Rosário, durante o período de internação dos bebês, as mães e pais das crianças possuem livre acesso à unidade, e esse contato da família com os pequenos é incentivado e orientado pelas equipes assistenciais.

“Sempre que recebemos um novo paciente, a família é informada sobre a importância da presença deles aqui. Orientamos sobre o contato, a ação de pegar o bebê no colo e fazer com que ele sinta o calor da mãe, tudo isso é de suma importância até para a própria recuperação dele”, explica a enfermeira.

O pequeno Kairos Nascimento, de apenas três meses, conhece bem essa ligação de afeto com a mamãe, a servidora pública Neia Nascimento, de 27 anos. Ele nasceu prematuro de 36 semanas e, por ter nascido com desconforto respiratório, precisou ser internado no HRPT para receber tratamentos intensivos.

“Quando o Kairos ficou internado no Regional, ele ainda não mamava, mas com as orientações e auxílio da equipe, ele foi pegando aos poucos. Fiquei diariamente acompanhando a internação dele, vendo cada conquista. No início, ficamos apreensivos, mas depois que ele recebeu alta, foi um alívio”, conta Neia.

Para focar cada vez mais a atenção no cuidado com os bebês prematuros, o Grupo de Atenção Multidisciplinar Materno-Infantil (GAMMI) do HRPT fomenta constantemente o diálogo sobre o tema por meio de ações informativas, palestras e oficinas de cuidados e amamentação.

O grupo reúne profissionais de várias especialidades, entre eles médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e assistente social.

Tipos de prematuridade – De acordo com o pediatra do HRPT, Dr. Sebastião Júnior, existem três níveis de prematuridade: prematuro extremo, intermediário e o tardio. “Prematuro é aquele bebê que nasce antes de completar as 37 semanas de gestação. Os prematuros extremos nascem antes das 28 semanas, os intermediários, entre 28 e 34 semanas, e o tardio, de 34 até 37”, explica.

Além disso, o médico alerta sobre situações durante a gravidez que podem ocasionar a prematuridade, como diabetes gestacional, descolamento prematuro da placenta, infecções, miomas, tabagismo, entre outros. “Esta campanha foi criada tanto para reforçar a necessidade dessa atenção que o prematuro precisa quanto conscientizar a sociedade em geral, de que a prematuridade pode ser evitada”, explica o médico.

O Regional da Transamazônica é o único da região do Xingu que possui Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e UTI Infantil. A unidade é reconhecida nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil e possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecimento que atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.
Texto: Karine Sued de Oliveira/HRPT