Regional do Marajó fortalece a segurança do paciente e melhorar cada vez mais a assistência aos usuários

Regional do Marajó fortalece a segurança do paciente e melhorar cada vez mais a assistência aos usuários

17 de setembro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Várias atividades foram propostas com a finalidade de envolver os profissionais

Com a finalidade de conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança do paciente, celebrada nesta sexta-feira (17), a gestão do Hospital Regional do Público do Marajó (HRPM), em Breves, por meio do Comissão de Segurança do Paciente, promoveu ação de educação em saúde em alusão ao tema.

De acordo com a diretora assistencial do HRPM, Maria do Carmo da Silva, a celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem e que impactem positivamente na segurança do paciente, profissionais e ambiente de assistência à saúde. ‘’No HRPM dedicamos a semana de 13 a 17 deste mês para abordar e esclarecer temas sobre as metas internacionais de segurança do paciente. Várias atividades foram propostas com a finalidade de envolver os profissionais, além de propor conjuntos de medidas para prevenção de eventos ou circunstâncias que possam resultar em dano desnecessário para o paciente’’, acentuou a gestora.

Esses aspectos foram bem percebidos pelo usuário Olivaldo Sales da Silva, 61, que está internado no HRPM para realização de procedimento cirúrgico de Colelitíase, para retirada de pedra na vesícula. “Me sinto bem seguro com a assistência aqui no Regional, o atendimento é bom, a equipe está sempre passando aqui com a gente, nos dando as orientações. Desde quando a gente chega aqui a gente é assistido pelos profissionais, médicos, técnicos de enfermagem todos se preocupam com a gente, porque querem o nosso melhor’’, relatou o aposentado que  reside em Breves e está sendo acompanhando pela sua esposa, Dedejane Tenório da Silva.

As atividades realizadas contaram com dinâmicas e jogos educativos como: para qual meta de segurança do paciente você tira o chapéu?, verdadeiro ou falso?. Houve ainda apresentações de vídeos, treinamentos, distribuição de brinde com cartão enfatizando os sete protocolos de segurança do paciente, cinema educativo e lanche especial.

A ação foi ministrada pela assistente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Leila Soares e pela biomédica e coordenadora do Laboratório do HRPM, Alene Quadros.

De janeiro a agosto de 2021, a equipe multiprofissional do HRPM realizou 375.240 serviços mais relevantes na assistência de média e alta complexidade, entre eles, 7.935 atendimentos ambulatoriais, 1.399 internações, 1.117 cirurgias, 151.055 exames gerais, 1.742 atendimentos Urgência/Emergência, 1.119 transfusões de sangue, 262 partos, 3.711 atendimentos Serviço Social, 11.011 sessões de fonoaudiologia, 11.546 sessões de fisioterapia, 1.429 atendimento psicologia, 182.923 intervenções de nutrição que culminaram em quase 100% do índice de satisfação dos usuários.

Serviço: O HRPM é um órgão do Governo do Estado administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A Unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante /HRPM

Foto: Divulgção