Semana no ‘Abelardo Santos’ tem troca de afeto, celebração religiosa e oficina de pintura

13/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Celebração religiosa no auditório pelo padre Glaucon Oliveira

Após dois anos com pequenas celebrações na Semana Santa, em função da pandemia de Covid-19, este ano o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, investe em entrega de chocolates, brincadeiras, troca de mensagens e manifestações religiosas para comemorar a data. Envolvendo pacientes, acompanhantes e funcionários, o evento ganhou um toque ainda mais especial para as crianças, com a oficina de pintura e a visita da coelhinha Lilica.

A programação iniciou nesta quarta-feira (13), com a distribuição de bombons de chocolate entre os funcionários. Aos brindes foi fixado um cartão com mensagem de fé e esperança, onde o funcionário escreveu um recado afetivo.

“O principal presente não é o doce, e sim o afeto. Junto com o brinde, colocamos um cartãozinho, o qual o colaborador pode trocar votos com um acompanhante, um paciente ou um colega de trabalho. Assim, estimulamos o verdadeiro sentimento da Semana Santa”, observou o analista de Recursos Humanos, Deyvison Gomes.

Funcionários trocaram chocolates e mensagens na programação realizada no Hospital

Troca – Lidiane Santos do Nascimento, assistente administrativo, foi surpreendida por dois colegas. Ela ganhou os brindes com a mensagem exclusiva de “Feliz Páscoa” e ficou emocionada. “Fico muito feliz em saber que eu fui lembrada pela minha amiga do Departamento Pessoal, e pelo Francisco, do setor Compras”, disse.

Já o comprador Francisco Chaves afirmou que a troca vem como forma de agraciar as pessoas que estão no trabalho todos os dias. A técnica de enfermagem Daniele Lima aprovou a iniciativa. “É muito importante quando a gente deixa de comemorar uma data apenas com o que dita o comércio. A Semana Santa é, de fato, a troca de afeto, de amor com o próximo, pois lembra da morte e da ressurreição de Jesus”, disse.

A programação incluiu uma celebração religiosa no auditório do Hospital, pelo padre Glaucon Oliveira, vigário da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci.

Pintura – Por iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização e Recursos Humanos do HRAS, nesta quinta-feira (14) haverá uma oficina de pintura com motivos de Páscoa para as crianças da unidade. As crianças internadas na clínica pediátrica e em observação no Pronto Socorro participarão de uma oficina de pintura para colorir símbolos do período pascal e orelhinhas de coelho.

Para o diretor Executivo do Hospital Abelardo Santos, Marcos Silveira, o principal objetivo da celebração foi promover a humanização. “Com a redução de casos de Covid, nos permitimos celebrar o momento neste ano. O cuidado com a espiritualidade tem reflexos no cuidar de pessoas, de vida. Celebrar a Páscoa é lembrar do sacrifício de Cristo por nós. É um momento de agradecer pela vida e pelas graças alcançadas”, frisou o gestor.

O HRAS é uma unidade pública do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS