Sespa alerta para consumo de alimentos saudáveis na época mais quente do ano

Sespa alerta para consumo de alimentos saudáveis na época mais quente do ano

16/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Melancia é uma das frutas indicadas para a época por ter bastante líquido e hidratar o corpo

Neste mês de julho, época de veraneio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apresenta uma série de orientações para a população manter uma alimentação saudável na estação mais quente do ano. Segundo a nutricionista e coordenadora estadual de Nutrição, Walkiria Moraes, o período de estiagem (o verão paraense) é um período em que as temperaturas estão mais elevadas e, com o calor, o corpo tende a perder mais líquido e sais minerais, sendo essencial estar atento à hidratação e alimentação.

Segundo a nutricionista, que é muito importante adotar uma alimentação saudável, consumindo alimentos mais leves e de fácil digestão, in natura ou minimamente processados, evitando o consumo de alimentos mais gordurosos, como as frituras, e mais calóricos, que requerem mais esforço no processo de digestão. “O consumo de frutas frescas, por exemplo, ajuda não apenas no fornecimento de nutrientes importantes, como vitaminas, sais minerais e fibras, mas também contribui com a hidratação do corpo”, informou.

Walkiria Moraes, coordenadora estadual de Nutrição da Sespa

Walkiria Moraes lembrou que as frutas e verduras da estação, além do menor custo, têm maior teor nutricional. “Devemos aproveitar para consumir frutas como abacaxi, melancia, tangerina, laranja, acerola, carambola e kiwi”, sugeriu a nutricionista.

Ela também ressaltou que a hidratação é fundamental, uma vez que a água atua na manutenção da temperatura corporal e em diversos processos fisiológicos. “Sendo assim, o consumo de água deve ser de, no mínimo, dois litros por dia. Mas também podemos consumir bebidas, como água de coco, sucos naturais e chás gelados”, orientou.

Cuidados – Uma recomendação da técnica da Sespa para quem frequenta praia é evitar sushi, alimentos e sanduíches preparados com molhos à base de maionese, leite e requeijão, para evitar intoxicação alimentar, que pode até levar à morte. “Qualquer alimento pronto não deve permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Os principais vilões dessa época são as carnes, mariscos, leite e ovos, porque estragam rapidamente no calor”, acrescentou.

Além de água, sucos naturais também são indicados para manter a hidratação

O risco da má conservação pode levar ao aparecimento da bactéria Salmonella, transmitida pela ingestão de alimentos crus, mal cozidos e preparados em condições de higiene inadequadas. “Ela pode causar náuseas, vômitos, febre, cólicas intestinais e diarreia, podendo levar à internação hospitalar”, alertou Walkiria Moraes.

De acordo com Walkiria Moraes, as temperaturas mais altas ainda podem contribuir para a deterioração mais rápida dos alimentos. “Por isso, é importante que as medidas de higiene sejam observadas e os alimentos sejam bem higienizados e armazenados de forma adequada, considerando as características de cada um deles”, explicou.

Principais cuidados que as pessoas devem ter com o armazenamento de alimentos:

• Alimentos in natura devem ser lavados um a um, deixados em solução clorada por 15 minutos, enxaguados em água limpa, colocados para secar antes de armazenar em temperatura ambiente ou refrigeração.

• Carnes devem ser adquiridas e armazenadas em refrigeração. É importante estar atento às características, como cor, odor, textura e sabor.

• Alimentos não perecíveis, como cereais e leguminosas, devem ser higienizados e armazenados em local arejado.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa