Sespa lança a campanha “Março Lilás”

11/03/2022 Off Por Mozart Lira

Com o tema “Autocuidado: prevenção e controle do câncer do colo do útero”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) lançou, nesta sexta-feira, 11, a campanha “Março Lilás”, com o objetivo de intensificar, ao longo do restante do mês, as orientações às secretarias municipais de saúde para que as mulheres que nunca fizeram o exame preventivo, o PCCU, ou que estão há três anos sem fazê-lo, possam buscar atendimento através da ampliação da oferta do procedimento.

Ocorrida no auditório da Sespa, a ocasião também marcou a realização da Oficina de Trabalho sobre Rede de Serviços de Média Complexidade dos Programas de Colo de Útero e Mama, de acordo com os parâmetros da Portaria 3.712, de 22/12/2020, que institui incentivo financeiro federal de custeio para fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no SUS, com foco no câncer de mama e de colo do útero.

A atividade foi voltada aos profissionais de saúde de hospitais e unidades de alta e média complexidade de atendimento a pacientes com suspeita de câncer e oncológicos. “A incidência e a mortalidade relacionadas ao câncer de colo de útero reforça a necessidade de manutenção de ações voltadas ao controle desses cânceres e que possibilitem o cuidado integral, que vai desde ações de detecção precoce à garantia de acesso a procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Mas, para isso, precisamos nos atualizar de conteúdos e de orientações repassadas pelo Instituto Nacional do Câncer”, explica a coordenadora estadual de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins.

Além do alerta para a população, um dos principais focos da edição de 2022 da campanha é o combate à subnotificação de registros de câncer de colo de útero já que os números do ano passado foram comprometidos devido às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.

De 2017 a 2020, foram registrados 2.264 casos pelas secretarias municipais, correspondendo a uma média anual de 566 confirmações. Já em 2021, apenas 245 novos registros foram feitos. Para 2022, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 720 novos casos registrados no Pará.

No Pará, os serviços de prevenção ao câncer obedecem a um fluxo de atendimento que se inicia na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Na UBS, um médico clínico generalista, diante de um diagnóstico suspeito, pode encaminhar o paciente ao centro de referência adequado para a definição do quadro clínico, mediante exames e biópsias.

Caso o diagnóstico indique tratamento oncológico, a paciente com câncer de cólo do útero pode ser encaminhado para um dos quatro hospitais estaduais de alta complexidade e referência em câncer disponíveis no Pará, como o Ophir Loyola e Hospital Universitário Barros Barreto, em Belém; o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e a Unacon do Hospital Regional de Tucuruí.