Usuários das oficinas oferecidas pelo CIIR encerram trimestre com apresentações artísticas

24/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Cadeirantes e responsáveis na apresentação de dança

Com o encerramento do último trimestre do ano, o Setor de Arte e Cultura do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveu apresentações com os quase 40 participantes das oficinas de atividades artísticas, que envolveram aulas de música, dança, teatro e artes visuais, revelando talentos de Pessoas com Deficiência (PcDs) atendidas pela instituição, de acompanhantes de usuários e pessoas da comunidade.

O coordenador Paulo Nascimento

O coordenador do setor de Arte e Cultura, Paulo Nascimento, ressaltou a qualidade do trabalho apresentado. “Percebemos que alguns alunos, que iniciaram em ciclos anteriores, estão artisticamente muito maduros com instrumentos como bateria e teclados, usados por alunos com paralisia cerebral. É bem bacana ver isso. Muita dedicação de jovens tocando violão com uma clara evolução”, afirmou, destacando ainda as apresentações teatrais.

A professora de Teatro Adhara Marques e a aluna Layze Silva

Aprendizado – A estudante Layze Silva, 12 anos, da comunidade do entorno do CIIR, fez  o curso de teatro. “Quero ser uma grande atriz”, declarou. Na sua apresentação, ela decorou um texto para interpretação de um cordel de Natal. “Achei que a oficina foi um período de muito aprendizado. Todos bem pacientes. Eu gostei muito. Pretendo seguir mais uns ciclos de oficinas em 2022”, informou, ao ressaltar que o aprendizado ajudou bastante na melhoria de sua coordenação motora e socialização.

Profissionais da equipe Arte e Cultura do Centro

As oficinas, assim como algumas atividades no CIIR, foram suspensas devido à pandemia de Covid-19, em atendimento aos protocolos de segurança para evitar aglomerações. O retorno das oficinas está sendo gradativo, e com menor numero de participantes. Para 2022 serão mantidas vagas para alunos da comunidade. “Podem participar usuários, acompanhantes, colaboradores e até visitantes do CIIR. Normalmente, a procura pela oficina de música é maior”, informou Paulo Nascimento.

Os interessados podem se inscrever no CIIR, no setor de Arte e Cultura, Bloco C, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. As oficinas são realizadas em ciclos trimestrais, com até 12 encontros semanais. Os resultados são apresentados no final de cada ciclo, para expor a produção artística. As apresentações são realizadas no prédio da Igreja de Pedras, no CIIR.

Texto: Vera Rojas/Hemopa