GFD – Ensino-Serviço

O evento integra as ações da Gerência de Formação e Desenvolvimento – GFD / Coordenação de Educação na Saúde (CES), subordinada à Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – DGTES/SESPA, e visa ampliar os espaços de debates e reflexões acerca da ordenação e formação de trabalhadores para o SUS, bem como, a valorização e qualificação dos profissionais da SESPA para o desenvolvimento das ações de práticas educativas (estágio, aulas práticas e visita técnica) no âmbito estadual.

As atividades previstas estão ligadas à compreensão da integração ensino-serviço-gestão-comunidade como um dos pilares desse processo, com um olhar especialmente voltado à inserção dos estudantes nos cenários de práticas; a compreensão da rede de atenção à saúde como uma rede de ensino-aprendizagem voltada ao desenvolvimento dos (as) trabalhadores (as) e do trabalho em saúde e ao fortalecimento dos cenários de práticas – Unidades de Saúde da SESPA, possibilitando aos discentes e trabalhadores vivenciarem as políticas de saúde, os fluxos de atenção em rede e de organização do trabalho em equipe interprofissional. Desse modo, o envolvimento dos gestores (tanto das Unidades de Saúde quanto das Instituições de Ensino), trabalhadores (servidores orientadores de campo e supervisores docentes) e discentes nessa construção é fundamental.

As oficinas de Práticas Educativas têm como objetivo qualificar servidores (gestores e técnicos) da SESPA para o desenvolvimento das atividades práticas com vistas à integração ensino-serviço, bem como, estreitar vínculo estabelecido entre Instituições de Ensino (IE) e Unidades de Saúde da SESPA.

As oficinas compreendem em informar sobre aspectos normativos de estágio, fluxo dos processos de práticas educativas na SESPA, documentação exigida para IE e documentação solicitada a Unidade Concedente, bem como a relação estabelecida entre Servidor Orientador de Campo (Unidade Concedente), Supervisor Docente/Coordenador de Estágio (IE) e discente, por meio de exposições dialogadas e debates a partir de questões norteadoras e identificação de nós críticos.

Fluxo de Processos

Formulários para as Instituições de Ensino – Aulas Práticas

Estágio Curricular Obrigatório

Visita Técnica

Formulários para Unidades Concedentes: Práticas Educativas

http://www.saude.pa.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/GFD-01.png

 

Jornada Técnico-Cientifica de Educação na Saúde da SESPA Itinerante Santarém